Você sabe o que é um café 100% arábica?

Você sabe o que é um café 100% arábica?

Quem acompanha o mundo do café de qualidade já está mais que acostumado a ver nas embalagens a inscrição “100% arábica”. Café bom que se preze precisa ser assim, e os nossos blends de Café Esporte é claro, se encaixam nesta classificação. Mas você sabe dizer porquê o café arábica tem qualidade melhor que o robusta?

Não precisa ficar perdido, vamos fazer uma rápida explicação entre os tipos de grãos. O arábica foi catalogado em 1753, é naturalmente doce, possui aroma forte, gera uma bebida ligeiramente ácida e corresponde a 75% da produção mundial.

Já o robusta foi catalogado no fim de 1800, tende a ter um sabor mais fraco, com menos acidez, floresce diversas vezes ao ano (ao contrário do arábica) e corresponde a 25% da produção de café mundial.

Isso é apenas para ter uma noção, mas há um detalhe muito importante que faz toda a diferença no resultado final: a altitude. O grão do tipo robusta é plantado em altitudes de até 600m, já o arábica entre 600 e 2 mil metros. E os estudos recentes mostraram que quanto maior a altitude, maior a concentração de minerais no grão e maior riqueza de sabor e aroma.

E faz todo o sentido, pois sabe-se que a temperatura cai cerca de 0,7°C a cada 100m a mais de altitude. Assim – com um clima mais ameno, mais chuva ao longo do ano e muito sol – o grão se desenvolve melhor, acentuando o sabor, a acidez e o aroma do café, justamente os requisitos mais importantes na avaliação de qualidade.
Então, lembre-se: quando vir que um café é 100% arábica,  ele é um café de altitude, cultivado em terrenos específicos, clima ameno e rico em sabor, acidez e aroma. Quem sabe até algumas notas frutadas, florais ou picantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *