Você conhece os benefícios do café?

Você conhece os benefícios do café?
Os benefícios do café

Se você ama café, como nós, vai gostar mais ainda de saber que ele pode trazer benefícios para a sua saúde. O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

E aqueles que cultivam o hábito de beber café diariamente ingerem uma série de nutrientes. Destacam-se entre eles, a cafeína --famosa por seu efeito estimulante que dá aquela energia extra para o organismo. Além disso, o grão é repleto de compostos antioxidantes, vitaminas e minerais que trazem diversos benefícios e pode até mesmo prevenir doenças.

3 Benefícios do café para o seu organismo

1. Afasta os problemas cardíacos

Uma pesquisa realizada com 140 mil pessoas pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard (EUA) mostrou que quatro doses diárias do café diminuem em até 11% o risco de insuficiência cardíaca, que é uma condição em que o coração não consegue bombear o sangue adequadamente para o corpo. Ao que tudo indica, os responsáveis por esse benefício são os polifenóis da bebida. Eles combatem os radicais livres no organismo que alteraram o DNA e aumentam o colesterol ruim no corpo, causando problemas cardíacos como infartos, por exemplo.

2. Ajuda no emagrecimento

O café acelera o metabolismo e a queima de gordura. De acordo com um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition e no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido à ativação do sistema nervoso simpático e a oxidação lipídica. A cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue, que dilui as células de gordura e as libera para o sangue. O efeito termogênico também é bastante apontado quando se fala em emagrecimento e café. E apesar de ele ser importante por acelerar o metabolismo, é

 importante lembrar que os alimentos não são consumidos em quantidade suficiente para sozinho promover o emagrecimento.

3. Evita problemas respiratórios

A cafeína possui um efeito broncodilatador e reduz a fadiga dos músculos respiratórios. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café, diversos estudos comprovam que a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolver os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores. Após o consumo moderado do café, há uma melhora na função pulmonar por até 2h. Pesquisas também mostram que reduzem os sintomas e podem prevenir manifestações da doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *