Como extrair o melhor sabor do seu Café Esporte?

Como extrair o melhor sabor do seu Café Esporte?

Você sabia que quanto melhor a qualidade do seu café, maior é a extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente? 

A preparação da bebida consiste na extração do sabor e aroma do café torrado e moído através de água quente. A água deve estar em uma temperatura entre 90º C e 100ºC (não deixe ferver). Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou no máximo durante a hora seguinte.

Se o seu Café Esporte ficar sem sabor, aumente a quantidade de pó de café. Se a bebida ficar amarga ou muito forte para o seu paladar, diminua a quantidade de pó de café.

Pelo pó de café deve passar somente água quente e jamais o café já preparado. A recirculação torna a bebida muito amarga, áspera e desagradável.

O pó de café usado (café esgotado, borra) é o pior inimigo do sabor e aroma, e da sua saúde. Nunca o reutilize, nem o misture-o ao pó de café novo. Para garantir a qualidade ideal, o pó de café já usado e a bebida preparada devem ficar sempre separados. Cada preparação é específica para o tipo de bebida desejada.

CAFÉ TRADICIONAL

Para preparar o café tradicional com o coador, pano de algodão de preferência, e o atualmente mais utilizado no meio urbano o filtro de papel, temos algumas dicas.

Como preparar:

Use uma medida padrão para a quantidade de pó. De 70 a 100g de pó para 1 litro de bebida é o ideal (6 a 8 colheres de sopa cheias). O filtro deve ser do tamanho e forma do porta-filtros.

A água filtrada ou mineral deve ser aquecida até começar a ferver (90º C), ou seja quando se inicia com a  formação das bolhinhas no fundo do recipiente, não deve chegar à fervura. A água aos 100º C pode destruir significadamente os compostos aromáticos do café. Perdendo com este procedimento para substancial do seu sabor e aroma.

O café deve ser consumido logo após o seu preparo. Quando deixado em garrafas térmicas alteram o seu sabor e aroma. Nem pensar em aquecê-lo novamente, o chamado café requentado. Além da sua qualidade cair sensivelmente há a produção de enzimas que podem provocar gastrites.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *