5 bons motivos para você tomar café

5 bons motivos para você tomar café
O café pode ajudar a prevenir algumas doenças, aumentar a capacidade de concentração, entre outros benefícios.

Para algumas pessoas ele é praticamente sinônimo de “Bom dia”. Outras preferem consumi-lo à tarde e muitas, ainda, confessam que tomam várias xícaras ao longo do dia… Independente da preferência, o café faz parte da vida dos brasileiros.

Mas algumas pessoas têm dúvidas sobre os benefícios do café, qual é o consumo diário recomendado? Todo mundo pode consumi-lo?

Por isso viemos esclarecer de vez todas as dúvidas! 😉 

Benefícios que o café pode oferecer

Se você já ama café, vai adorar esta lista. Mas, se você não gosta (ou simplesmente não tem o hábito de tomá-lo), vai conhecer bons motivos para consumir esta que é uma das bebidas mais consumidas do mundo.

1. O café pode prevenir doenças

De acordo com nutricionistas, o café, se ingerido sem excessos, pode trazer benefícios à saúde. Estudos apontam que o café pode prevenir algumas doenças como, por exemplo, diabetes tipo II, cirrose alcoólica e Doença de Parkinson. Estudos epidemiológicos apontam para um papel neuroprotetor do café em relação ao desenvolvimento de Alzheimer.

2. O café proporciona mais energia

O café, se consumido corretamente, pode, de fato, ser muito útil no dia a dia das pessoas.

devido ao seu principal princípio psicoativo, a cafeína, o café “melhora o estado de alerta, proporciona mais energia e diminui a sonolência e a sensação de cansaço”. Sendo assim uma boa opção especialmente na vida das pessoas que têm uma rotina bastante agitada.

3. O café aumenta a capacidade de concentração

Devido à presença da cafeína, o café, além de proporcionar maior energia, aumenta a capacidade de concentração. Dessa forma, atua deixando a pessoa mais “esperta” e preparada para as tarefas do seu dia a dia. 

4. O café pode auxiliar nas dietas de emagrecimento

Diferentes estudos também sugerem que o consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogênese. Dentro desta ideia, estima-se que a ingestão média de 6 xícaras de café diárias causa um aumento no consumo diário de energia de aproximadamente 100 kcal.

Acredita-se ainda que o consumo adequado de café possa melhorar o desempenho da pessoa que pratica atividades físicas.

5. O momento de tomar café torna seu dia mais agradável

Quem toma diariamente café vai se identificar e muito com este item. Isso porque, para muitas pessoas, os momentos reservados para tomar uma xícara de café significam muito mais do que o simples consumo da bebida.

Sair da cama e se lembrar que, antes de qualquer coisa, “uma xícara de café te espera”; saber que, no meio da tarde, você ganhará mais alguns minutos de descanso enquanto saboreia o seu café; colocar o papo em dia com um amigo, familiar ou com alguém especial enquanto passa uma xícara de café quente… São detalhes que, mesmo sem muita explicação, realmente fazem a diferença no dia a dia das pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *